Discectomia Endoscópica

Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco lombar: Discectomia endoscópica.

Definição de HDL e seus sintomas:

A HDL ocorre quando parte do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime raízes nervosas, ramos do nervo ciático, ocorrendo a chamada dor ciática. Essa dor tem início na região glútea e irradia pelo membro inferior podendo chegar até a planta do pé.

Os fatores de risco para o desenvolvimento das patologias do disco intervertebral são o sedentarismo, sobrepeso, posturas inadequadas, esforço físico, trauma e herança genética.

Tratamento:

A maioria dos pacientes com hérnia de disco lombar e dor ciática apresentam melhora com o tratamento clínico e fisioterápico. realizam-se protocolos de alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral, abdominal, assoalho pélvico e isquiotibiais associados a medicações específicas orientadas caso a caso. É importante salientar que menos de 5% das hérnias de disco necessitam de cirurgia.
Quando não ocorre melhora no quadro após aproximadamente 2 meses, ou na presença de perda de força progressiva, indica-se o tratamento cirúrgico, que consiste na descompressão da raiz nervosa comprimida pelo disco herniado.

A discectomia endoscópica é uma técnica cirúrgica que pode ser indicado para casos selecionados após planejamento pré-operatório criterioso. Caracteriza-se por ser minimamente invasiva uma vez que há um menor sangramento, menor agressão aos músculos, menor ressecção óssea, alta hospitalar precoce, recuperação funcional em menor tempo além da probabilidade de utilizar anestesia local e sedação.
A incisão cirúrgica é de 10 mm, e através dela passam instrumentos específicos utilizados para retirada do disco lesionado.

É importante salientar que o tratamento fisioterápico após o procedimento cirúrgico, é de extrema importância. O período para retorno as atividades físicas é avaliado caso a caso.