Dor nas costas

A dor nas costas é definida como um processo doloroso da coluna vertebral. O segmento mais acometido é a coluna lombar (lombalgia), por ser uma região de maior sobrecarga mecânica. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% da população v]ao apresentar algum episódio de dor nas costas durante a vida. Sabe-se que a lombalgia é a maior causa de incapacidade em indivíduos com menos de 45 anos de idade, sendo considerada um problema de saúde pública.

1 – Dr. José Alexandre, quais as principais causas de lombalgia?

Inúmeras patologias podem causar dor na coluna vertebral. As principais causas são: problemas posturais, sedentarismo, trabalho pesado, anormalidades, artrose das articulações da coluna, dentre outras.

2 – Como é feito o diagnóstico da lombalgia?

O diagnóstico é realizado através do exame clinico e neurológico do paciente, com objetivo de identificar a origem da dor e excluir sinais de gravidade. Alguns casos exigem avaliação mais aprofundada, através de exames de de imagem, como a radiografia e a ressonância magnética.

3 – Qual o tratamento da lombalgia aguda?

A grande maioria dos casos melhora com repouso e utilização de analgésicos e antiinflamatórios. A fisioterapia analgésica, com gelo e calor, tens, acupuntura e exercícios de fortalecimento da musculatura paravertebral e abdominal exercem um importante papel no tratamento e, principalmente, na prevenção de novas crises de dor. Sabe-se que indivíduos que praticam atividade física possuem menor risco de desenvolver lombalgia crônica e os episódios agudos possuem resolução mais rápida.

4 – Dr. José Alexandre, e se a dor lombar não melhorar com o tratamento clínico? Existem novas opções de tratamento?

A dor lombar que dura mais de 3 meses é chamada de lombalgia crônica. Nesse caso, o tratamento é multidisciplinar e seu controle é mais difícil. Em pacientes selecionados, são indicados procedimentos minimamente invasivos, como as técnicas intervencionistas para dor (bloqueios e radiofrequência) e as cirurgias minimamente invasivas (endoscópicas e percutâneas).

5 – Como são realizados os bloqueios e radiofrequência?

São procedimentos realizados no centro-cirúrgico, com anestesia local. Nos bloqueios, uma agulha é posicionada na coluna, guiada por Rx, e coloca-se medicação diretamente na região dolorosa. A radiofrequência é um procedimento complementar, que é realizada de maneira semelhante ao bloqueio. Nesse caso, a agulha transmite ondas de radiofrequência, que provocam melhora do quadro álgico por tempo prolongado.

Esses procedimentos intervencionistas para dor, são realizados em 20 minutos e o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. São terapias pouco invasivas que ajudam no tratamento da dor crônica.